QUEIJO FAZ BEM
QUEIJO FAZ BEM
Queijos na Nutrição, Queijos e Prevenção de Doenças
Proteína e vitamina D dos lácteos têm efeitos benéficos para idosos
A desnutrição em idosos é considerada uma grave complicação para doenças e está associada a maiores riscos de mortalidade, internações hospitalares mais longas, readmissões frequentes e menor qualidade de vida.
É uma condição que pode influenciar a aptidão física, que vai além da composição corporal e função muscular, dificultando até atividades diárias, como comer, por exemplo.
Os idosos estão entre os grupos de alto risco para desnutrição por, pelo menos, duas razões. Primeiro, eles podem ter uma diminuição no consumo de alimentos devido à "anorexia do envelhecimento", ou seja, uma perda fisiológica de apetite ou sinais de impacto nutricional causados por doença ou tratamento médico.
E segundo, os idosos são mais propensos aos primeiros sintomas de doenças crônicas que podem ativar a inflamação e, conseqüentemente, resultar em perda de massa muscular. Portanto, é de se esperar que esta população, que sofre de perda de apetite e de peso, tenha um risco aumentado de deficiência de nutrientes.
A proteína do leite consiste em soro com uma quantidade elevada de leucina. Este aminoácido foi sugerido como responsável pela capacidade de estimular o anabolismo das proteínas musculares, quando combinado com a atividade física
Fonte:
Priya Dewansingh, Alida Melse-Boonstra, Wim P. Krijnen, Cees P. van der Schans, Harriët Jager-Wittenaar, Ellen G.H.M. van den Heuvel. Supplemental protein from dairy products increases body weight and vitamin D improves physical performance in older adults: a systematic review and meta-analysis.
Não há comentário ainda.